Posto Comando MFA – Palácio Correio Mor

Foi numa manhã solarenga que os alunos da turma de Património Histórico Natural da Unisseixal lecionada pelo Professor Manuel Lima partiram para mais uma visita de estudo por ele organizada com a colaboração do delegado de turma, colega Carlos Neves.
Esta tinha como objetivos o Posto de Comando do MFA à data de 25 de abril de 1974, situado na Pontinha, e o Palácio do Correio Mor, em Loures.
O trajeto até à Pontinha onde se situou o quartel de Engenharia 1, hoje ocupado pela G.N.R. foi rápido pelo que antes do início da visita ainda houve tempo para um cafezinho.
O edifício sem qualquer valor arquitetónico, procura salvaguardar a memória histórica associada ao local que acolheu o movimento responsável pela condução das operações militares contra o regime ditatorial em vigor até 25 de Abril de 1974.
Ali fomos recebidos por duas técnicas do Município/Junta de Freguesia de Odivelas que nos recordaram os acontecimentos então por todos nós vividos, passando nomeadamente o extrato de um filme também de todos conhecido com cuja exibição procuram transmitir principalmente à geração escolar a importância das operações que a partir dali se desenvolveram, o contexto histórico que as envolveram e suas consequências na história do nosso país.
Seguiu-se o almoço com a habitual animação e a visita ao Palácio, há muito almejada pelo n/ professor, mas que apesar de muitos e infrutíferos contactos com a proprietária do espaço, a firma Fibeira, só agora foi possível por a proprietária ter passado a contar com a colaboração do Professor de História Duarte Morgado, também professor na Universidade Sénior de Loures.
Este recebeu-nos com a maior simpatia e durante mais de duas horas conduziu-nos pelas vastas áreas até agora recuperadas do edifício, elucidando-nos sobre a sua história e seu consequente significado.
Por mais esta oportunidade que nos foi dada para enriquecermos os nossos conhecimentos aqui fica o meu obrigado à Unisseixal e ao Professor Manuel Lima.

SABER MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *