Lisboa-Museu das Comunicações

Museu das Comunicações

O Museu das Comunicações faz parte da Fundação Portuguesa das Comunicações, estando instalados num edifício dos anos 40, na zona ribeirinha da cidade de Lisboa, marcada por uma forte ligação histórica às atividades marítimas e industriais.
Constituída formalmente em 6 de outubro de 1997 a Fundação Portuguesa das Comunicações tempor missão promover o estudo, a conservação e a divulgação do património histórico, científico e tecnológico das comunicações, bem como realizar atividades de investigação, cooperação e de imagem que visem divulgar a evolução histórica e as novas tecnologias do setor e demonstrar o seu contributo para o desenvolvimento económico e social do país e da comunidade
O acervo à guarda da Fundação remonta ao século XVII e é constituído por uma grande variedade de objetos, de documentação histórica e iconográfica e obras de arte relativas à atividade das Comunicações, incluindo uma importante coleção de selos de Portugal e de todos os países membros da União Postal Universal \(UPU).
É um espaço cultural ativo, profundamente empenhado na partilha dos saberes das comunicações e das novas tecnologias de informação. O Museu organiza exposições temporárias dedicadas à temática das Comunicações e acolhe também iniciativas que, pelo seu interesse público, merecem ser enquadradas num espaço que se pretende aberto e dinâmico. Promove ações de formação acreditadas para professores, ações de combate à iliteracia digital e à info-exclusão e ainda oficinas pedagógicas de acordo com os currículos escolares. Desenvolve projetos que dinamizam e reforçam a relação com a comunidade local. Destaca-se o Serviço Educativo que desenvolve percursos temáticos, narrativas e animações das exposições e verdadeiras viagens guiadas pela História e pela memória das Comunicações.
O Serviço Educativo desenvolve várias atividades que abrangem não só o público infantil e juvenil, mas também o público sénior. A sua missão é fomentar o carácter lúdico e interativo do Património das Comunicações.

 

Museu das Comunicações

A Evolução das Comunicações

What A Wonderful World - Louis Armstrong

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *