DIA NACIONAL DO MAR

O Dia Nacional do Mar celebra-se a 16 de Novembro, tendo como referência a entrada em vigor da “Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar” a 16 de Novembro de 1994, sendo ratificada por Portugal em 14 de outubro de 1997.

Um ano mais tarde, em 1998, foi instituído pela Resolução de Conselho de Ministros nº 83/1998, de 10 de julho, como o Dia Nacional do Mar

Pretende-se assinalar esta data, procurando assim destacar a importância que o mar tem para a história e identidade de Portugal, bem como para a economia e desenvolvimento do país.

As zonas marítimas sob soberania portuguesa e ou jurisdição nacional, de acordo com a convenção atrás referida, compreendem as águas interiores marítimas, o mar territorial, a zona económica exclusiva, incluindo a zona contigua ao mar territorial, e   a plataforma continental.

A Zona económica exclusiva de Portugal é a 3.ª maior da União Europeia, de tal ordem que 11 % da ZEE da União Europeia pertence a Portugal.  Com 1.727,408 km2 de área, a ZEE portuguesa é a 5.ª maior da Europa e 20.ª maior do mundo.

Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030:

Portugal que é um país oceânico, tendo uma linha de costa de cerca de 2500 km,  com uma das maiores zonas económicas exclusivas do mundo, inclui uma grande diversidade de ecossistemas e de recursos.

O triângulo marítimo português (continente, Madeira e Açores) constitui 48 % da totalidade das águas marinhas sob jurisdição dos Estados-Membros da União Europeia (UE) em espaços adjacentes ao continente europeu.

Acresce a importância da plataforma continental estendida para além das 200 milhas náuticas, cujo processo de delimitação está a decorrer junto das Nações Unidas, e que aumenta para 4 100 000 km2 a área abrangida pelos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional, alargando assim direitos de soberania, para além da Zona Económica Exclusiva (ZEE), para efeitos de conservação, gestão e exploração de recursos naturais do solo e subsolo marinhos, e que tornará Portugal ainda mais atlântico

Para festejar a data, houve faróis nacionais - no continente, Madeira e Açores - abertos e com entrada gratuita para todos.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *