Museu da Música Mecânica

 

Com um grupo de ex-colegas de trabalho realizou-se  em princípios de dezembro o nosso 40º almoço natalício, este ano na zona do Pinhal Novo, altura que aproveitámos para visitar nas imediações o Museu da MusicaMecânica situado em Arraiados.

Trata-se de um museu privado inaugurado a 4 de outubro de 2016 propriedade de Luís Cangueiro, pessoa desde sempre ligada à música e ao coleccionismo,  que adquiriu a sua primeira peça em 1986.

Hoje reúne mais de 600 exemplares que se movimentam por sistemas exclusivamente mecânicos, e abrangem fundamentalmente um período desde finais do Séc. XIX até à década de 30 do Séc. XX, todos em estado de funcionamento e representativos das mais diversas tipologias da música mecânica.

Pudemos não só ver, mas também ouvir o som por elas produzido em função das várias técnicas usadas para o efeito, desde as mais antigas caixas de música, de cilindro de madeira ou de metal às mais recentes e populares grafonolas.

O Museu tem como complemento “O Auditório” uma sala vocacionada para vários tipos de utilização, dotada das melhores condições de acústica e equipada com tecnologia avançada de som e imagem.

Museu da Musica Mecânica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *