Na tarde de 1 de março, Dia Mundial da Proteção Civil, a Universidade Sénior do Seixal levou a cabo um exercício de evacuação das instalações com simulacro de incêndio no âmbito da implementação do “Plano de Segurança Interno” e com o objetivo de prevenir e treinar a coordenação de esforços a desenvolver para o caso de vir a surgir uma emergência ou calamidade.
Esta ação tinha sido objeto de divulgação prévia a todos os funcionários, alunos e professores, através do envio do denominado “Plano de Evacuação em Situação de Emergência”, também apresentado nas aulas para um maior esclarecimento e preparação dos alunos.
Nele eram exibidas as plantas do edifício, suas saídas de emergência e trajetos a percorrer para as atingir, bem como os procedimentos a adotar por todos os que estivessem no interior
A necessidade de numa ocorrência todos manterem a calma deslocando-se ordenadamente e sem atropelos era uma das recomendações feitas.
E foi nestas condições que ao soar a sirene de alarme todos os ocupantes se dirigiram para um previamente indicado Ponto de Encontro no exterior, desde logo considerado pelos alunos como demasiado junto do edifício e exíguo para o número de presentes, que atrapalhariam o uso de uma boca de incêndio ali localizada.
Elementos da Proteção Civil do Seixal, Polícia e Bombeiros que para ali deslocaram duas viaturas e uma ambulância, foram céleres em chegar ao local, decorrendo sem quaisquer incidentes as ações desenvolvidas.
Terminadas estas, foi retomado o funcionamento das aulas, enquanto no auditório decorria uma reunião entre as autoridades presentes e a direção da Unisseixal a qual certamente levará a um melhoramento dos procedimentos que se tenham mostrado menos convincentes.
Com este exercício (e outros que se lhe irão seguir), ficámos mais preparados e confiantes para encararmos um possível incidente futuro.