Dia do Fumeiro

Em Montalegre, que se apresenta como a Rainha do Fumeiro, a feira abre portas no dia 23, quinta-feira, às 16h, no Pavilhão Multiusos da vila, e termina no domingo, dia 26, às 20h. 

Cerca de 60 produtores terão à venda entre “60 a 65 toneladas” de enchidos, desde alheiras, chouriças, sangueiras, bucheiras, farinheiras ou salpicões.

Fernando Pereira, técnico da Associação dos Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã, disse à agência Lusa que a associação garante “ao consumidor que o produto, além de ser seguro do ponto de vista alimentar, é também um produto genuíno”. O fumeiro é produzido, acrescentou, “usando os métodos de fabrico artesanais, de acordo com o saber das populações rurais”.

Participam na feira cerca de 100 expositores e, para além do fumeiro, haverá à venda ainda pão caseiro, bolos, folares, mel, compotas, ervas aromáticas e medicinais ou licores regionais. Estão ainda previstas actividades paralelas como show cookings e animação musical. No último dia será apresentada a Rede de Tabernas do Alto Tâmega.

MONTALEGRE-29.ª FEIRA DO FUMEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *